domingo, 17 de julho de 2011

Policiais apreendem balão de 20 metros em São Gonçalo

Rio - Dois balões foram apreendidos por policiais do Batalhão Florestal durante uma operação para coibir soltura e fabricação de balões, no bairro de Santa Isabel, em São Gonçalo. Um dos balões apreendidos tinha 20 metros.

Na Estrada Velha de Maricá, também em São Gonçalo, um balão de 3m foi recolhido. Segundo o batalhão, ninguém foi preso. O caso foi registrado na 75ª DP (Rio do Ouro).


Fonte: "Jornal O Dia"

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Operação nos bairros Trindade e Mutondo apreende aves silvestres

Policiais do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente apreenderam 15 aves silvestres, incluindo de espécie em extinção, mantidas em cativeiros em São Gonçalo

Policiais do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA) apreenderam na manhã desta segunda-feira 15 aves silvestres, incluindo de espécie em extinção, mantidas em cativeiros nos bairros Trindade e Mutondo, em São Gonçalo. Nenhum dos proprietários possuíam licença para o porte dos animais.

De acordo com o policial responsável pela operação, o sargento Jorge Victer, 11 pássaros foram encontrados na residência de um aposentado de 63 anos, na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Trindade.

Já na Rua Maria Cândida, no Mutondo, também em São Gonçalo, três aves foram encontradas em um açougue e mais um pássaro foi apreendido em um pequeno estabelecimento comercial.

De acorodo com o sargento, os responsáveis irão responder pelo Artigo 29, que proíbe matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem licença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). A pena nesses casos varia de seis meses a um ano de prisão, e multa.



Fonte: "Jornal O Fluminense"

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Batalhão Florestal apreende 800 quilos de sardinha em Campo Grande

POR MARCELLO VICTOR

Rio - Cerca de 800 quilos de sardinha foram apreendidos no início da madrugada desta quarta-feira, em Campo Grande, na Zona Oeste, por policiais do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA). Três pessoas foram detidas. Segundo a PM, a carga foi distribuída durante a manhã na localidade do Caratê, na Cidade de Deus, próximo a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade.

.
PMs entregam a sardinha a moradores da Cidade de Deus | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Os policiais foram até a Rua Mirim, 23, próximo a Estrada do Campinho, verificar uma informação passada ao Disque-Denúnica de armazenamento de sardinhas. No local, eles encontraram caminhões e kombis com isopores contendo o pescado. Os três detidos teriam se identificado como donos da carga. A ocorrência foi registrda na 35ª DP (Campo Grande).

A pesca da sardinha está proibida em algumas regiões do litoral brasileiro desde o dia 21 de junho. O defeso (fase em que o pescado atinge a idade adulta) segue até o dia 9 de agosto.





Fonte: "Jornal O Dia"

Operação conjunta com o Ibama e o Inea apreendem pescado na Baía de Guanabara

Embarcação realizava uma pesca predatória na Baía de Guanabara. Seis pessoas que estavam no barco, com idades entre 30 e 40 anos, foram detidas pelos policiais

Uma operação do Instituto Chico Mendes, em parceria com o Instituto Nacional do Ambiente (Ibama) e Batalhão Florestal da PM, apreendeu, na manhã desta quarta-feira, cerca de seis toneladas de sardinhas em uma embarcação que realizava pesca predatória na Baía de Guanabara. Seis pessoas que estavam no barco, com idades entre 30 e 40 anos, foram detidas.

Segundo o agente de fiscalização e coordenador da operação, Carlos Augusto Ribeiro Barbosa, o pescado era composto por grande quantidade de sardinha boca-torta, sardinha verdadeira, além de corvinota e olho de cão. A pesca da sardinha está proibida pelo decreto 6514, que estabelece os períodos de defeso, de 15 de junho a 31 de julho e de 1º de novembro a 15 de fevereiro.

A pena prevista para o descumprimento desse decreto e da lei de crimes ambientais é de 1 a 3 anos de detenção. A prisão dos envolvidos depende, no entanto, da avaliação da quantidade de sardinha, ainda não realizada pelos fiscais. Caso sejam presos, os pescadores deverão ser encaminhados para a central de Flagrantes, 74ª DP (Alcântara).

O alimento recolhido será doado ao Banco de Alimentos da Prefeitura de Niterói e entregue no a moradores do Gradim, em São Gonçalo, no cais do bairro, na Rua Cruzeiro do Sul.


Fonte: "Jornal O Fluminense"