sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Secretaria do Ambiente fecha fábrica clandestina de combustível adulterado em caxias

RIO - Uma fábrica de combustível adulterado - com cerca de 10 mil litros de gasolina "batizada" estocados em galões, para comercialização imediata - foi fechada hoje pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), com apoio de fiscais do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e de policiais do Batalhão Florestal da PM e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

A fábrica, na Avenida Mascarenhas de Morais s/no, ao lado do número 950, no bairro Figueira, em Duque de Caxias - recebia caminhões que eram, em geral, abastecidos na Refinaria Duque de Caxias (Reduc) com combustível de boa qualidade. No terreno havia grande quantidade de gasolina infiltrada no solo, contaminando o lençol freático.Na fábrica clandestina, o combustível era então misturado, com solventes e amônia, sendo vendido depois em postos de combustíveis. No local foi detido um menor de 16 anos, testa de ferro do dono do estabelecimento, conhecido como "Seu Orlando".

O menor disse que recebia R$ 10mil por mês para administrar a fábrica. Nos fundos do terreno, havia outro terreno com tanques para armazenamento de 70 mil litros de água furtados da rede da Cedae. Segundo apuração policial, "Seu Orlando" é dono também de caminhões pipas.

- Isso aqui não é apenas um crime ambiental, mas um crime por furto de água e um crime contra o consumidor - afirmou o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que esteve no local. A operação foi promovida pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), órgão da SEA.

Após a adulteração do combustível, os caminhões eram lacrados, para simular a boa procedência do produto. Cerca de 30 lacres falsos foram apreendidos no local.

- Às vezes, com o lacre, alguns proprietários de postos de gasolina acabavam comprando, de boa fé, um produto adulterado - disse o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone.

Dois fiscais da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) foram ao local para recolher amostras do combustível adulterado, para posterior análise. A DPMA abriu inquérito criminal, e está à procura do responsável pela fábrica, que deverá ser processado por crimes como poluição ambiental, falta de licença ambiental e furto de água



Fonte: "Jornal O Globo"

domingo, 21 de agosto de 2011

Dupla acusada de caça ilegal é presa em Seropédica

POR GISLANDIA GOVERNO

Rio - Policiais do Batalhão Florestal prenderam dois homens acusados de praticar caça ilegal na noite deste sábado em Seropédica, na Baixada Fluminense. Após receberem uma denúncia anônima, os PMs flagraram Valdecir Camilo Ribeiro, 29 anos, e Daniel Gabi dos Reis, 28, saindo de dentro de uma mata no bairro Santa Rosa, portando duas espingardas, uma de calibre 16 e outra de calibre 28, além de farta munição. Os suspeitos foram levados para a 57ª DP (Nilópolis).


Fonte: "Jornal O Dia"