sábado, 24 de setembro de 2011

300 metros de redes de pesca predatória apreendidas

As redes, que seriam usadas na modalidade criminosa, são conhecidas como “currais de peixes”. Nenhum pescador foi encontrado pelos agentes da Polícia Florestal

Policiais do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPMFA) apreenderam na manhã de quinta-feira quatro redes de pesca predatória armadas com estacas na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos. De acordo com a PM, as redes - que seriam usadas na modalidade criminosa conhecida como “currais de peixes” - , totalizavam 300 metros.

Nenhum pescador foi encontrado pelos agentes, que percorreram diversos pontos da Lagoa após receberem uma série de denúncias. O caso foi registrado na 132ª DP (Arraial do Cabo).

Operações na localidade têm sido intensificadas pela Polícia Florestal.


Fonte:"Jornal O Fluminense on line"

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Batalhão Florestal apreende balão e fogos de artifício no Badu, em Niteroi

Suspeitos que se preparavam para soltar o balão fugiram em direção a mata impossibilitando a prisão. A equipe foi ao local após receber informação do Disque Denúncia

Equipe da P/2 do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente apreendeu na noite da última terça-feira, um balão de 10 metros avaliado em R$ 4 mil, 520 fogos de artifício e uma boca de balão com buchas de fogo. A equipe foi ao local após receber informação do Disque Denúncia (2253-1177).

Após chegar ao local, um sítio desativado, na Estrada Monan Grande, no bairro de Badu em Niterói, indivíduos que se preparavam para soltar o balão conseguiram fugir em direção a mata impossibilitando a prisão dos envolvidos.

Segundo os policiais, o sítio pertenceria a um homem conhecido com Sitão. Ainda de acordo os agentes, o batalhão tem uma lista, com os suspeitos de financiar e fornecer os materiais, que inclui nomes de comerciantes locais e até políticos.

Policiais esclarecem também que soltar balao é crime ambiental e que os infratores podem pegar de um a três anos de prisão.


Fonte: "Jornal O Fluminense"

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Batalhão Florestal faz operação em Itaboraí


O Batalhão Florestal (BPFMA) está realizando desde às 11h30 desta terça-feira (13), uma operação na Coibier, Estação de Substância Mineral, em Itaboraí. Vinte agentes do batalhão, dez agentes da Polícia Federal e o delegado da 71ª DP (Itaboraí) estão fiscalizando areais clandestinos, saibreiras, retirada de barro e argila sem autorização. Após a verificação o local será interditado e as pessoas envolvidas nos casos irregulares serão levadas ao batalhão para em seguida serem encaminhadas à delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio.



Fonte: "Jornal O Fluminense"

domingo, 11 de setembro de 2011

Batalhão Florestal combate comércio ilegal de pássaros silvestres em SG

Ações da polícia especializada aconteceram em trechos de Campo Grande, Duque de Caxias e em São Gonçalo. Na Feira de Alcântara, mais de 15 aves da fauna silvestre foram apreendidas

Policiais militares do Batalhão Florestal de Meio Ambiente (BPFMA) juntamente com os Agentes do Serviço Reservado realizaram neste domingo uma grande operação para coibir o comércio e venda ilegal de pássaros silvestres no grande Rio.

As ações aconteceram em feiras livres e locais tradicionais onde ocorre a prática ilegal. Foram recolhidos pássaros silvestres nos seguintes locais: Alcântara, em São Gonçalo, (18) em Campo Grande (85) e em Duque de Caxias (14).

Ao todo, foram apreendidos 117 pássaros da fauna silvestre. Não houve presos. A ocorrência na região gonçalense foi conduzida para a 74ª DP (Alcântara).

As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS),de Seropédica.






Fonte: "Jornal O Fluminense"

sábado, 10 de setembro de 2011

O Meio Ambiente agradece

Projeto da Prefeitura de Petrópolis chega à marca de 500 t de material reciclável recolhidas

Rio - O projeto Coleta Seletiva, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), chegou à marca de 500 toneladas de material reciclável recolhidas nos bairros Mosela, Morin e Valparaíso, que participam do programa. Isso representa cerca de 35 toneladas por mês de lixo a menos no meio ambiente.

Na Mosela, o primeiro bairro a ter o projeto implantado, o volume de lixo domiciliar diminuiu 10%, se comparado ao período anterior à implementação do projeto. O sucesso fez com que o projeto também fosse estendido para o bairro Bataillard, onde as equipes da Comdep registraram mais de uma tonelada de material recolhido em apenas três ações na localidade.

O diferencial desta ação, segundo a prefeitura, é que sete catadores receberam parte deste montante para a manutenção de uma cooperativa.

O presidente da Comdep, Anderson Juliano, ressaltou que o objetivo é implantar o serviço em toda a cidade.

“Estamos levando o Coleta Seletiva, aos poucos, para cada bairro. Precisamos que a população se conscientize e faça a separação do lixo doméstico, que são os restos de comida, e do lixo diferenciado, que são o papel, plástico, vidro e metal”, explicou.

O programa Coleta Seletiva tem como objetivo principal recolher o lixo diferenciado das residências e encaminhá-lo para os Centros de Inclusão Social (cooperativas), para que o material seja reciclado e transformado em artesanato (entre outros produtos que podem ser confeccionados através da reciclagem), possibilitando assim o reaproveitamento do material antes destinado ao aterro sanitário.

De acordo com a Comdep, cerca de 80% do lixo doméstico podem ser reciclados


Fonte: "Jornal O Dia"