domingo, 25 de maio de 2008

Minc convida oficial da PMERJ para chefiar Guarda Nacional Ambiental

Fábio Malta

O tenente-coronel reformado da PM José Maurício Padrone, morador de Niterói, foi convidado pelo novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para chefiar a Guarda Nacional Ambiental anunciada por ele para ser criada tão logo assuma o cargo nesta semana. O novo órgão atuaria nos moldes da Força Nacional de Segurança. Padrone integrava a equipe de Minc, na Secretaria do Ambiente, desde o início do governo. A partir de janeiro de 2006, esteve à frente da Coordenadoria de Combate a Crimes Ambientais. Padrone, de 43 anos, que viaja nesta terça-feira para Brasília, com Minc, recebeu O FLUMINENSE para falar sobre seu novos planos.

FLUMINENSE - O senhor trabalha na fiscalização dos crimes ambientais desde que o Minc assumiu. Como foi o convite?


José Maurício Padrone – Servi por nove anos no Batalhão Florestal. O Minc já me conhecia quando era deputado estadual e leu minha dissertação de mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre problemas socioambientais no tráfico de animais silvestres. O convite para trabalhar em Brasília foi no último dia 16, e aceitei de imediato.

O FLU - O Minc chegou a propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o Exército atuasse na Guarda. Quem seriam os integrantes da equipe?

Padrone - Como teremos só dois anos e meio pela frente, o Exército seria a solução. Porém, demoraríamos a conseguir a liberação. Ia ser uma briga política muito grande. Então é mais fácil botar os policiais militares, que já estão qualificados e prontos para o combate.

O FLU - Acredita que a implantação da Guarda seja difícil, por ser um órgão completamente novo?

Padrone – A idéia é trabalhar integrado com a Polícia Federal, com o Ibama, com os órgãos ambientais estaduais. Isso é um projeto antigo, não estou inventando nada. Vou só pôr em prática alguns projetos já existentes e unificar. É um anseio de todos os estados, usar a mesma linguagem.

O FLU - Os homens seriam oriundos de diferentes regiões?

Padrone – Para não desfalcar os batalhões, pretendemos pegar um pequeno efetivo de cada Estado, o pessoal que já tem a sensibilidade ambiental, já tem a qualificação, conhece a legislação. A exemplo da Força Nacional de Segurança, vamos pegar os próprios PMs, dar uma farda diferenciada, uma viatura nova, bons equipamentos. Não podemos aumentar os salários, mas vamos pagar diária. Haverá uma seleção apurada, com um processo rigoroso. Vamos montar uma tropa de elite de proteção ao meio ambiente.O FLU - O que pode ser aproveitado da experiência com o trabalho no Rio?

Padrone – Planejamos operações com todos os órgãos, Feema, Batalhão Florestal, delegacias. Os agentes gostam de trabalhar em conjunto. Isso motivou mais ainda os fiscais. Todas as ações são com dois ou três órgãos diferentes.

O FLU - O senhor considera a ida do Minc um sinal de que o Rio ganha força em Brasília?

Padrone – O trabalho do Minc foi reconhecido no País todo. Combatemos os crimes ambientais com o que já tínhamos, com a própria estrutura do Estado. Ninguém acreditava que o meio ambiente iria entrar numa favela, como entramos na Chácara do Céu, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, e destruir barracos em construção. Ninguém acreditava que o Minc conseguisse simplificar, desburocratizar esse método de licenciamento mantendo o rigor.

O FLU - Qual é a expectativa para o trabalho em Brasília?Padrone – Sabemos que vamos enfrentar muitos problemas, o desafio é muito grande. Estou apreensivo, mas doido para ir, todos estamos. Financeiramente não compensa, vale pelo desafio. Temos experiência prática, acho que podemos fazer bastante coisa.

Outros nomes podem ainda se juntar ao grupo

A equipe do secretário Carlos Minc tinha forte presença de niteroienses. O grupo que vai para Brasília ainda não foi fechado, mas até o fim da semana passada, pelo menos mais dois poderiam integrar a "comitiva": o superintendente de Qualidade Ambiental, Walter Plácido, e o superintendente de Intervenções Especiais, Marco Aurélio Damato Porto.

Minc gostaria de levar ainda o subsecretário de Projetos e Intervenções Especiais, Antônio Ferreira da Hora, que, no entanto, toca um dos projetos considerados essenciais na pasta, que é a recuperação do Canal do Cunha, na Maré. Outro niteroiense é o superintendente de Biodiversidade, Paulo Bidegain da Silveira Primo, que atualmente está em Ottawa, no Canadá. A "força-tarefa" de Niterói na defesa do meio ambiente tem ainda a presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Alba Simon.

Já é certo que a secretária-executiva do Ministério será a subsecretária de Política e Planejamento Ambiental, Izabella Mônica Vieira Teixeira, que chegou a ser cotada para assumir a pasta no Rio. Para o lugar de Minc, no entanto, será nomeada esta semana a presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Marilene Ramos.

Também de malas prontas para Brasília estão Suzana Kahn, que ocupava a Superintendência de Clima e Mercado de Carbono, Sergio Pinho, assessor técnico da secretaria entre outros assessores.

Minc deve aproveitar boa parte da equipe de Marina Silva, e, por outro lado, deixar alguns profissionais de confiança na Secretaria do Ambiente, pois, segundo colaboradores, deseja que a transição seja feita com calma.


O Fluminense

DIA 24 DE MAIO DE 2008
Operações do Batalhão Florestal apreendem balões e peixes.



Irma Lasmar

Policiais do Batalhão Florestal do Colubandê, em São Gonçalo, apreenderam três balões e uma bandeira na manhã deste sábado, durante duas operações simultâneas, movidas após investigações e denúncias da população. O maior tinha 8m de comprimento.

O material deverá ficar na própria unidade, para demonstrações em treinamentos e eventos ambientais, segundo os militares, como as armas de caça regularmente recolhidas.

Os policiais florestais contam que já iniciaram há um mês um levantamento para identificar os locais de maior incidência do problema, uma ameaça à natureza e à população. Os balões foram capturados quando caíam nos bairros Santa Catarina e Jardim Catarina. Os donos não foram encontrados.

Apesar da Lei nº 9605/98 prever a prisão dos infratores, a Lei 9099/95 não vê o crime como de alto potencial e baloeiros respondem em liberdade.

Peixe – Outro grupo do batalhão recolheu 20kg de peixes numa rede fixa na Lagoa de Maricá. A prática é proibida no local, mas ninguém foi preso. Todo o pescado foi entregue ao Abrigo Cristo Redentor, em São Gonçalo.


O Fluminense

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Batalhão Florestal pode ser mobilizado para garantir que construções respeitem ecolimites

Governo quer colocar PMs para conter expansão desordenada de imovéis na Rocinha

Christina Nascimento

Rio - O governo quer colocar PMs para conter a expansão desordenada de imovéis na Rocinha, São Conrado. Após a remodelação da região com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estuda-se a criação de um destacamento do Batalhão Florestal na comunidade para garantir que as construções estejam dentro dos ecolimites. Ontem foi apresentado modelo de um dos 428 apartamentos que serão construídos na primeira fase do PAC na favela.

Os anúncios foram feitos, na manhã de ontem, durante visita às obras do PAC, feita pelo governador em exercício e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e a ex-primeira-dama da França Danielle Mitterrand. Entre as construções, o complexo esportivo e a passarela sob a Auto-Estrada Lagoa-Barra, vão ser os primeiros a serem concluídos, em março.

Pezão inaugurou a casa-modelo na Lagoa-Barra, ao lado do Ciep Ayrton Senna, que poderá ser visitada pelos futuros moradores. “Apesar do pequeno atraso provocado pela questão das desapropriações, a Emop (Empresa de Obras Públicas do estado) já avançou muito”, afirmou Pezão.

Na Rocinha serão construídos 428 apartamentos de 45 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, área e um banheiro. O PAC prevê ainda um centro de convivência, uma creche e um hospital. O conjunto será erguido em terreno de garagem cujo proprietário discute valor da indenização na Justiça. O investimento inicial é de R$ 180 milhões. Na segunda etapa, serão mais 700 imóveis.

Há, ainda, proposta de criação de legislação urbana própria para a Rocinha, com foco na padronização das construções. Quatro mil residências seriam adaptadas pelo governo de acordo com as novas leis.

A Rocinha receberá projeto de ONG de Danielle Mitterand sobre uso consciente de água. A sede da Fundação França Liberté no Brasil será em Belo Horizont, mas haverá escritório no Rio.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Carlos Minc será o novo ministro do Meio Ambiente


Brasília - A assessoria de imprensa do governo do Rio de Janeiro confirmou nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, para assumir o Ministério do Meio Ambiente. O convite foi feito por meio de uma ligação feita à tarde para o governador Sérgio Cabral.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente informou que Minc ainda não sabe da notícia, pois viajou às 16h20 desta terça para Paris e deve voltar ao Rio apenas na próxima semana.

"O presidente Lula ligou agora à tarde para o governador Cabral requisitando o secretário Carlos Minc e como há uma boa relação entre o governo federal e o governo estadual, o governador Sérgio Cabral (PMDB) autorizou o secretário ser o novo ministro do Meio Ambiente", disse uma assessora de imprensa do Palácio Guanabara à agência Reuters.

Marina Silva (foto à esquerda) pediu demissão do cargo por meio de carta ao presidente Lula. Ela era a única ministra nomeada no início do primeiro mandato do presidente, em 2003, que ainda permanecia na mesma pasta para a qual havia sido indicada. Segundo a assessoria dela, o pedido é em caráter irrevogável. O Palácio do Planalto confirmou o recebimento da carta. O motivo oficial da saída da ministra ainda não foi divulgado.



A demissão de Marina ocorre cinco dias depois da apresentação do Plano da Amazônia Sustentável (PAS). Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da pasta, a ministra está em casa e não pretende se pronunciar antes da resposta da Presidência da República.

Durante sua gestão à frente do Ministério, Marina contrariou a equipe econômica - em especial a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - pela demora do Ibama em conceder licenças ambientais para obras consideradas prioritárias pelo governo. Marina Silva também se envolveu em polêmica durante as discussões sobre a liberação dos transgênicos. Sob pressão de políticos e empresários, chegou a declarar: "perco a cabeça mas não perco o juízo".

Especula-se que a saída de Marina foi provocada por dois fatos ocorridos na semana passada. Um deles seria a não divulgação, na quinta-feira, durante solenidade de lançamento do PAS no Palácio do Planalto, das metas do plano combinadas por Marina, Dilma e Lula. O outro seria a entrega da gestão do PAS ao ministro da Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo, Mangabeira Unger. Marina teria se sentido desprestigiada por Lula.

Perfil

Maria Osmarina Silva de Lima, conhecida primeiramente como Marina do PT, é ex-seringueira ligada a movimentos ecológicos da região amazônica. Aos 44 anos começou sua carreira política nas Comunidades Eclesiais de Base, ligada à Igreja Católica.

Marina Silva se filiou ao PT em 1985 e lançou sua candidatura para deputada federal para ajudar o líder seringueiro Chico Mendes, morto em 1988, que era candidato a deputado estadual. Em 1988 foi eleita vereadora de Rio Branco (AC). Dois anos depois, se elegeu deputada estadual e, em 1994, aos 38 anos, chegou ao Senado Federal como a mais jovem senadora do país.

Formada em História pela Universidade Federal do Acre, em 1985, Marina aprendeu a ler já adolescente ao se mudar para Rio Branco onde foi tratar uma hepatite. O Seringal Bagaço, a 70 km de Rio Branco, onde nasceu, não havia escolas.

Após se formar Marina começou a dar aulas de história e participar do movimento sindical dos professores. Junto com Chico Mendes, em 1984, fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre.


Fonte: "Jornal O Dia"

domingo, 11 de maio de 2008

Uma Homenagem ao Dia das Mães.



Mãe,
Três letras. Uma palavra.
Mãe,
Significado incomensurável, que foge à compreensão humana
Mâe,
Dádiva de Deus. Uma benção em forma de carinho, afeto.
Mãe.
Sinônimo de amor.
Mãe.
Vida que gera vida. Fruto que em teu ventre cresce, floresce, desabrocha e faz com que a vida seja mais bonita com ela.
Mãe.
Operária, executiva, que labuta no dia-a-dia, com alegria em casa ou no trabalho.
Doando-se por inteira, completa.
Corpo e Alma aberta.
Mãe.
Meu primeiro amor eterno.




Aliás como dizem: "Mãe é Mãe"

Foto: "Jornal Extra"