domingo, 24 de outubro de 2010

Homens são presos por vender aves em feira livre

Rio - Policiais Militares do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente prenderam dois homens acusados de comercializar pássaros da fauna brasileira, na Feira de Duque de Caxias, na tarde deste domingo. Com eles foram apreendido 24 coleiros.

Marcílio Pereira Joviano, de 31 anos, que já possuía passagem da polícia, e Diego Joviano dos Santos, de 18 anos, foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Nova Iguaçu. Eles podem pegar de 6 meses a um ano por crime ambiental. As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Seropédica.


Fonte: "Jornal O Dia on line"

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Batalhão Florestal fecha usina de asfalto no Colubandê, SG

Moradores fizeram denúncias sobre sujeira e aumento de poeira nas ruas do bairro. Os responsáveis pelo local foram levados para a delegacia onde prestaram esclarecimentos

Policiais do Batalhão Florestal de São Gonçalo interditam a Usina de Asfalto do município, que fica na rua Salvatori, no Colubandê, na manhã desta quinta-feira.

O batalhão recebeu várias denúncias dos moradores, que reclamam do aumento de poeira pelas ruas do bairro.

No local, os policiais constataram as irregularidades, como, por exemplo, a falta de filtros nas chaminés, e convidaram os responsáveis pela usina a prestarem depoimentos da 74ª DP (Alcântara).



O FLUMINENSE

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Operação apreende quase uma tonelada de carvão próximo a BR-101

Ação realizada na Serra do Sambê, a oito quilômetros da rodovia, dinamitou nove fornos que funcionavam ilegalmente para produzir o material a partir da queima de madeira nativa

A quinta Operação Curupira deste ano, promovida nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e coordenada pela Coordenação Integrada de Combate a Crimes Ambientais (Cicca), com apoio dos soldados do Batalhão Florestal (BPFMA), resultou na destruição de nove fornos de produção de carvão vegetal ilegal, na Serra do Sambê, entre os municípios de Rio Bonito, Tanguá e Cachoeiras de Macacu. Na ação foram apreendidos 850 quilos de carvão vegetal. O mapeamento e colocação das dinamites começou às 4 horas.

Segundo o coronel da Polícia Militar José Maurício Padrone, coordenador da operação, as investigações tiveram origem a partir de uma denúncia e foram necessários dois meses para a localização dos pontos de queima da madeira.

Os fornos tinham aproximadamente quatro metros cúbicos e foram escavados em barrancos para dificultar a localização. De acordo com Pedrone, a fumaça ficava encoberta entre as copas das árvores, o que atrapalhava a investigação.

Segundo o coordenador da operação, para que forno atingisse a capacidade de produção de 200 quilos de carvão, eram queimados 500 quilos de madeira nativa durante 20 horas.

Após a incineração, os fornos eram fechados por uma parede de barro, que com o calor se tornava um material resistente como concreto. Dois dos nove fornos dinamitados estavam na parte baixa e desmatada da serra. Os outros, espalhados pela mata, ficavam no alto do morro. Para chegar ao local só com uso de helicóptero ou três horas de caminhada.

O coordenador da Cicca afirma que os carvoeiros destroem a mata em troca de pouco retorno financeiro.

“São pessoas de baixo poder aquisitivo, sem opção, que herdaram a atividade da prática familiar”, diz, traçando o perfil dos criminosos. Segundo Padrone, os carvoeiros vendem um saco de carvão de 20 quilos por R$10 para depósitos sem licença, que comercializam o produto ilegal por R$16.

Por trilhas abertas na mata, o material ensacado é transportado em mulas e deixado para ser recolhido por veículos dos depósitos clandestinos.

Jerônimo José da Silva Júnior, delegado da Polícia Federal de Niterói, disse que a operação tem objetivo de potencializar as ações do Estado.

“Na primeira etapa da ação, no mês passado, foram apreendidas 70 toneladas de carvão”, relembrou, citando o fechamento de um depósito clandestino no Jardim Catarina, em São Gonçalo. “A segunda parte está sendo realizada hoje, com a destruição dos fornos e a próxima fase é identificar e punir quem compra o produto ilícito”, complementou Jerônimo.

A Serra do Sambê está a 1.100 metros acima do nível do mar e tem grande
biodiversidade.



O FLUMINENSE

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cerca de 40 pássaros são apreendidos em Duas Barras

Rio - Agentes do Batalhão de Polícia Florestal e do Meio Ambiente (BPFMA) apreenderam 44 pássaros silvestres, em Duas Barras, interior do estado do Rio. Na operação um homem foi detido.

Segundo informações da PM, eles receberam uma denúncia de que os animais estavam em cativeiro. Ao chegarem no local indicado, os policiais descobriram que o proprietário não possuía as licenças exigidas para criar os animais. Ele foi levado para a 152ª DP (Duas Barras).


Fonte: "Jornal O Dia on line">

sábado, 9 de outubro de 2010

Sete pessoas são presas e 78 pássaros recolhidos em operação do Batalhão Florestal

Rio - Uma operação do Batalhão Florestal, que aconteceu na manhã deste sábado, recolheu 78 pássaros e prendeu sete pessoas em uma feira livre em Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio.

A ação, que aconteceu através de denúncias, também descobriu uma rede para o transporte de animais silvestres. Os presos serão levados para a Polícia Federal.


Fonte: "Jornal O Dia"