Embarcação realizava uma pesca predatória na Baía de Guanabara. Seis pessoas que estavam no barco, com idades entre 30 e 40 anos, foram detidas pelos policiais
Uma operação do Instituto Chico Mendes, em parceria com o Instituto Nacional do Ambiente (Ibama) e Batalhão Florestal da PM, apreendeu, na manhã desta quarta-feira, cerca de seis toneladas de sardinhas em uma embarcação que realizava pesca predatória na Baía de Guanabara. Seis pessoas que estavam no barco, com idades entre 30 e 40 anos, foram detidas.
Segundo o agente de fiscalização e coordenador da operação, Carlos Augusto Ribeiro Barbosa, o pescado era composto por grande quantidade de sardinha boca-torta, sardinha verdadeira, além de corvinota e olho de cão. A pesca da sardinha está proibida pelo decreto 6514, que estabelece os períodos de defeso, de 15 de junho a 31 de julho e de 1º de novembro a 15 de fevereiro.
A pena prevista para o descumprimento desse decreto e da lei de crimes ambientais é de 1 a 3 anos de detenção. A prisão dos envolvidos depende, no entanto, da avaliação da quantidade de sardinha, ainda não realizada pelos fiscais. Caso sejam presos, os pescadores deverão ser encaminhados para a central de Flagrantes, 74ª DP (Alcântara).
O alimento recolhido será doado ao Banco de Alimentos da Prefeitura de Niterói e entregue no a moradores do Gradim, em São Gonçalo, no cais do bairro, na Rua Cruzeiro do Sul.
Fonte: "Jornal O Fluminense"