domingo, 18 de dezembro de 2011

Minc sobrevoa Baía da Ilha Grande para ver consequências do vazamento de óleo

Rio - O secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, realiza um sobrevoo de helicóptero sobre a Baía da Ilha Grande, na manhã deste domingo, para visualizar as consequências do vazamento de óleo na região. O acidente aconteceu entre Angra e Patary, na Região da Costa Verde. Cerca de 10 mil litros vazaram de uma embarcação que seria convertida em plataforma de petróleo.

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, informou no sábado que o vazamento do navio FPSO Cidade de São Paulo, da empresa Modec, que faz trabalho de manutenção na Bacia de Campos, já está controlado. As equipes de emergência do Inea sobrevoaram o local do acidente e constataram que o óleo está diluído e não tem mais condições de ser recolhido, motivo pelo qual será feita a dispersão mecânica.

O Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do Inea recebeu a informação sobre o acidente, provocado por falha humana, na sexta-feira. O navio estava se dirigindo ao estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, para manutenção. A Superintendência Regional Baía de Ilha Grande e o Ibama foram acionados, mas as condições climáticas impediram o início do trabalho previsto no plano de contingência. A empresa, conforme a legislação, deverá ser multada pela Capitania dos Portos devido ao acidente.

O sobrevoo feito neste sábado constatou que a mancha está se diluindo naturalmente, transformando-se numa fina lâmina que impede o recolhimento. Embarcações farão então a dispersão mecânica do óleo com jatos d´água. O Inea vai continuar monitorando o trabalho e a trajetória da mancha.


Fonte:"Jornal O Dia on line"

Nenhum comentário: