sexta-feira, 9 de março de 2012

Secretaria de Meio Ambiente também auxilia na ação para coibir a presença de predadores na Serra do Barbosão

Secretaria de Meio Ambiente também auxilia na ação para coibir a presença de predadores na Serra do Barbosão. Extração ilegal de carvão é o maior problema na região verde da cidade


Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), policiais da 70ª DP (Tanguá) e do 35ª BPM (Itaboraí) realizaram uma grande operação conjunta, na Serra do Barbosão, em Tanguá, na última semana.

A ação para vistoriar e coibir crimes ambientais contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Tanguá.

A fiscalização foi realizada por três equipes em terra e uma equipe sobrevoando a área, com apoio do helicóptero da Polícia Militar.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio Gil Felga, a prática de extração vegetal e produção ilegal de carvão são comuns em áreas como a Serra do Barbosão.

“A fiscalização deve ser permanente! Criamos uma rigorosa rotina de inspeções, onde identificamos queimadas, desmatamentos e outras ações ilegais. Esse monitoramento nos permite agir de imediato em situações que ameaçam o meio ambiente”, explicou.

População deve e pode ajudar- Ainda de acordo com Felga, a população tem papel importante no combate ao crime ambiental e na luta pela preservação. “Peço que as pessoas denunciem qualquer indício de ilegalidade. A Serra do Barbosão é uma Área de Proteção e precisa ter amparo contra degradação e contra qualquer atividade que possa causar impactos ambientais”.


Fonte: Jornal O Fluminense

Nenhum comentário: