segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Matadouros se adequam para reduzir impacto ambiental

Rio - Os matadouros frigoríficos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) estão se adaptando para reduzir a quantidade de sangue despejado nos efluentes durante os procedimentos de abate dos animais.

Os estabelecimentos estão sendo orientados a proceder a desidratação desse material com vapor de caldeira, transformando-o em resíduo pastoso. Com a medida, a quantidade de sangue que chega nas estruturas de decantação do matadouro tem uma redução de 90%.

Além de diminuir o impacto ambiental, o processo também facilita a reutilização da água. Depois de passar pelas lagoas de decantação, onde os resíduos são separados, a água sofre tratamento químico, filtrações e, após análise, pode ser reutilizada para a limpeza das instalações.





APA da Babilônia terá fiscalização da Polícia Militar



Rio - O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ubiratan Ângelo, está estruturando equipe de novo Grupamento de Policiamento de Áreas Especiais (GPAE) para, em dois meses, atuar no Morro da Babilônia, no Leme. De acordo com o coronel, o novo grupamento será de grande valia para a preservação da Área de Proteção Ambiental da Babilônia.

Criado a partir de conversa com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, esse GPAE tem como um dos objetivos aliar a preservação do ecossistema com a ação preventiva comunitária de PMs na região, formando o primeiro GPAE com característica ambientalista.

Segundo o coronel, o grupamento vai promover a prevenção do desmatamento e das ocupações irregulares no local. No entanto, o comandante-geral não divulgou ainda a metodologia de trabalho a ser empregada.

O secretário Carlos Minc, que tem contado com o auxílio de policiais do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFma) em operações no Rio de Janeiro, acredita que o apoio do efetivo é um ganho para o ambiente.

"Como o Batalhão da Polícia Florestal, assim como a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, já tem apoiado essas operações, propusemos que o grupamento especial no local também tivesse como foco essa questão ambiental", disse o secretário.

O novo Gpae ainda não tem seu efetivo definido pelo coronel, mas acredita-se que o número fique em torno de 60 policiais. O objetivo é ter, diariamente, entre dez e 12 homens na fiscalização do local, em turnos de 24 horas.

Segundo o comandante da PM, para que o Morro da Babilônia possa receber seu novo grupamento, será necessário saber quantos homens e viaturas foram herdados do efetivo utilizado durante os Jogos Pan-Americanos.


Fonte: "Jornal O Dia"

Nenhum comentário: