terça-feira, 31 de julho de 2007

Batalhão Florestal tem sua Comunidade no Orkut.

Criada com o intuito de reunir pessoas interessadas na defesa do Meio Ambiente, foi criada no Orkut a Comunidade "Batalhão Florestal RJ", administrada pelo PM Brito, lotado no Grupamento de Policiamento Florestal, o qual é o responsável por várias ocorrências de vulto da Unidade.


Acessem!!!

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12653848

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Polícia Florestal apreende pássaros em três operações no Rio.

Na Feira livre de Honório Gurgel foram apreendidos 214 pássaros, além de 08 (oito) jabutis. Cinco pessoas foram encaminhadas para a 40ª DP (Honório Gurgel)

Na Feira Livre de Neves foram apreendidos 38 pássaros. Três pessoas foram encaminhadas para a 73ª DP (Neves).

Na Região Serrana, 28 pássaros foram apreendidos em uma casa no Bairro Cidade Nova, em Santo Antônio de Pádua, também nesta manhã. Um homem foi detido e levado para a 136ª DP (Santo Antônio de Pádua). Além dos animais, foram apreendidos cerca de 20 gaiolas e 29 alçapões.

terça-feira, 24 de julho de 2007

28 balões e 200 pássaros Apreendidos no final de semana.


(Foto: Ana Branco/Ag. O Globo)
Cerca de 28 balões foram apreendidos na madrugada deste domingo (22), num sítio em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O material seria usado durante um evento naquela região. Duas pessoas foram detidas. Além dos balões, foram recolhidos um botijão de gás e dois maçaricos. Ainda na manhã deste domingo (22), cerca de 200 pássaros silvestres foram apreendidos na feira de Alcântara, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio.

Nove pessoas que comercializavam as aves foram detidas em flagrante. Elas foram levadas para a 74ª DP (Alcântara) e vão responder por crime contra a fauna.

Após assinarem um termo se comprometendo a comparecer em juízo quando chamadas, elas foram liberadas. Os animais foram levados para o centro de triagem de animais em Seropédica, também da Região Metropolitana.


Fonte: "G1 - Portal da Globo"

domingo, 15 de julho de 2007

Falando sobre a WSPA.

Fundada nos E.U.A durante a década de 80, a World Society for the Protection of Animals-WSPA, Sociedade Mundial de Proteção Animal, é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem por missão elevar os níveis de bem-estar dos animais em todo o mundo, assegurando que esse princípio seja universalmente compreendido e respeitado.

Contando apenas com doações privadas, a WSPA tem uma frente ampla e diversa de trabalho que inclui projetos educativos, capacitação profissional, resgate de animais e suporte técnico para afiliadas, além de uma mobilização constante para a criação e aplicação de leis específicas de proteção aos animais.

Atualmente, a WSPA está presente em 142 países, com uma rede de 615 afiliadas. Por meio de projetos mundiais nós entramos em Ação Contra a Crueldade, expondo o abuso animal e colaborando com a criação de leis mais rigorosas de bem-estar animal.

As Equipes de Resgate Animal da WSPA trabalham salvando animais abandonados, maltratados, ou afetados por guerras e desastres climáticos.

Nossos programas educacionais estão Mudando Corações e Mentes para que os animais recebam o respeito e a compaixão que merecem.




Operação Conjunta do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente com a WSPA nas Feiras Livres de Caxias e Neves. (Julho de 1999).

Na Foto a Representante da ONG no Brasil - Sr(a) Elizabeth Mac Gregor.

Texto transcrito do site http://www.wspabrasil.org/

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Batalhão Florestal e Ministério Público estouram rinha de Galo em Santa Cruz

Cem pessoas foram presas ontem numa rinha de galo num sítio em Santa Cruz, Zona Oeste. Operação de agentes de Policiamento Florestal e policiais da Coordenadoria de Inteligência do Ministério Público apreendeu ainda 74 animais e uma espingarda.


Fonte: "Jornal O Dia"

sábado, 7 de julho de 2007

DPMA e MP fecham areais em Itaguaí e Seropédica.

Dezesseis caminhões foram apreendidos e duas pessoas presas em flagrante por porte de arma, nesta quinta-feira (05/07), durante a Operação Castelo de Areia, desencadeada por 70 policiais da Delegacia de Proteção ao Meio-Ambiente – DPMA – nos areais das regiões de Itaguaí e Seropédica.

Na ação também foram apreendidos um Rifle Nylon 66, calibre 22, uma Winchester Pulman, calibre 38, munições para calibre 12, R$ 2.763,00, 130 dólares, cheques avaliados em R$ 8.828,00, blocos de notas fiscais, além de computadores e cinco discos rígidos que serão periciados.

Após dois meses de investigações, os agentes da especializada foram àqueles municípios a fim de cumprir 18 mandados de busca e apreensão com o objetivo de desarticular um esquema de extração ilegal de areia na região.

Também participaram da ação quatro peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli – ICCE - , um Geólogo, um biólogo, um Engenheiro Florestal, todos do grupo de apoio técnico da Promotoria, além de dois fiscais da Feema.

Dos 18 Areais fiscalizados, a perícia constatou que 17 descumpriam as determinações legais. Também foi constatado crime de poluição nos 17 Areias, com exceção de um que encontrava-se .
desativado.

domingo, 1 de julho de 2007

Derrubadas de árvores geram 75% das emissões de gás carbônico no Brasil

Atualmente, o Brasil é o quarto emissor de gás carbônico do mundo, despejando cerca de um bilhão de toneladas de gás por ano


Brasília - Embora tenha 45% da energia originada de fontes não-poluentes e da produção de biocombustíveis, o Brasil precisa de uma política pública eficaz contra o desmatamento para impedir o aumento das emissões de gás carbônico, que contribui para o agravamento do aquecimento global.

Atualmente, o Brasil é o quarto emissor de gás carbônico do mundo, despejando cerca de um bilhão de toneladas por ano, segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia. As razões desse volume não estão nos veículos ou nas chaminés das fábricas. Isso porque 75% das emissões do principal gás causador do efeito estufa são provocadas pelas derrubadas de árvores.

A coordenadora da Organização Não-governamental (ONG) internacional Avaaz, Graziela Tanaka, afirma que o Brasil tem feitos esforços para conter o desmatamento, mas isso ainda representa pouco para diminuir as emissões.

“Ouve-se muito falar sobre biocombustível ou sobre a matriz energética limpa, mas pouco se ouve sobre a prevenção de queimadas. “O Brasil dá exemplo em algumas áreas, mas também é um grande emissor de gás carbônico”, diz Tanaka, que no dia 14 d ejunho entregou uma petição ao Ministério das Relações Exteriores pedindo metas mais rígidas para a segunda etapa do Protocolo de Quioto.

O embaixador brasileiro para Questões Climáticas, Sérgio Serra, que representa o país nas negociações entre os países que assinaram o tratado, afirma que a redução do desmatamento é uma preocupação do país. “Desde o ano passado, o Brasil negocia um sistema que estimule os países a reduzirem as emissões provocadas pelos desmatamentos”.

Segundo ele, a negociação é lenta porque o Brasil precisa conscientizar outros países sobre a importância do tema. “Aqui, o desmatamento responde pela maioria das emissões de gás carbônico, mas em todo o mundo as derrubadas representam apenas 19% do aquecimento global”, justifica o embaixador. “Nosso perfil é diferente do de outros países, que poluem mais porque consomem combustíveis fósseis.”

A proposta brasileira a ser reapresentada em dezembro na reunião das partes do Protocolo de Quioto em Bali (Indonésia) consiste na criação de um sistema de incentivo positivo.

Um fundo voluntário recompensaria os países que comprovassem, por meio de imagens de satélites, terem reduzido o desmatamento. “Isso seria bem menos oneroso que, por exemplo, converter termelétricas em usinas de geração limpa de energia”, compara o embaixador.

A médio prazo, no entanto, o cenário não é de queda na emissão. Um estudo divulgado em abril pela Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (Ocde) aponta que o Brasil continuará a liderar a produção de energia limpa entre os países emergentes pelo menos até 2030. Mesmo assim, o lançamento de gás carbônico deve aumentar 70,5% nos próximos 25 anos, um crescimento superior à média mundial, estimada em 52%.

Por meio da assessoria de imprensa, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o combate ao desmatamento promovido pelo órgão não passa apenas pela fiscalização, mas por atividades educativas com populações que vivem próximas a unidades de conservação.

O instituto informou ainda que, em 2004 e 2005, o desmatamento na Amazônia foi diminuído em 51%. Isso equivaleria à redução de 430 milhões de toneladas de gás carbônico lançado na atmosfera.


Agência Brasil