domingo, 9 de março de 2008

Ibama abre consulta para definir répteis e aves de estimação

Instituto disponibiliza lista com cerca de 50 espécies.
Consulta pública será feita até 6 de abril, por meio de site.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abriu consulta pública sobre uma lista prévia com cerca de 50 espécies da fauna silvestre nativa que podem ter permitidas a criação e a comercialização e quais devem sair da lista. De acordo com reportagem da Agência Brasil, o Ibama quer saber os tipos de aves e de répteis podem ser considerados animais de estimação.

A consulta pública está disponível no site da instituição até 6 de abril. Quando terminar o prazo, o Ibama deverá ter 30 dias para analisar as contribuições e editar a portaria final.

Quem quiser participar pode mandar um e-mail para o instituto e justificar sua opinião. Serão avaliadas as contribuições que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O diretor de Uso Sustentável, Biodiversidade e Floresta do Ibama, Antonio Carlos Humel, disse à Agência Brasil que essa é uma iniciativa pioneira do Conama. Ele afirmou também que a resolução n°.394/2007 tem objetivo de regulamentar as espécies que podem ser comercializadas, já que atualmente não existe nenhuma lei que define essa relação.



Ele ressalta que a população deve colaborar no combate aos crimes ambientes. A principal medida é não comprar animais em feiras ou beira de estradas. Segundo Humel, "culturalmente a população brasileira sempre criou alguma forma [de animal], principalmente aves, como de estimação".


Fonte: "G1- O portal da Globo"


Polícia apreende 40 pássaros e 21 jabutis na feira de Campo Grande



Marcelo Bastos

Rio - Policiais do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente apreenderam 40 pássaros e 21 jabutis, na manhã deste domingo, durante operação na feira de Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

Entre os pássaros estavam 24 pixanchões, 10 coleiros, três tisis, dois canários da terra e um azulão, espécie que estaria ameaçada de extinção, segundo PMs. Ninguém foi preso.

Curiosidade: no mercado negro, um pixanchão é vendido por R$ 60 em média, mas legalizado, o pássaro custa até R$ 600.


Fonte: "Jornal O Dia On Line"

Nenhum comentário: