sábado, 15 de março de 2008

Livro traz 100 animais ameaçados de extinção no Brasil



11/3/2008
O lançamento do livro "100 animais ameaçados de extinção no Brasil - E o que você pode fazer para evitar", do biólogo e professor da UFF Sávio Freire Bruno, será realizado no dia 13 de março, às 18h, na Livraria da Editora da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói.

Estima-se que 50% de toda a biodiversidade do planeta estejam em território brasileiro, e, dentre elas, inúmeras espécies endêmicas, que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. No entanto, pouco se sabe sobre os animais brasileiros, as ameaças que eles vêm sofrendo há muitos anos com a devastação das florestas e, mais recentemente, com o aquecimento global, que modifica o clima, a vegetação que lhe serve de alimento ou abrigo, que reduz a quantidade de água e torna sua sobrevivência cada vez mais difícil.

Em "100 animais ameaçados de extinção no Brasil – E o que você pode fazer para evitar" o leitor irá encontrar informações sobre os animais brasileiros tão interessantes, belos e curiosos quanto, e tão pouco estudados. O objetivo é apresentar as principais características desses animais, os motivos que os levaram à lista das espécies ameaçadas, de modo que cada pessoa saiba como contribuir para evitar que eles desapareçam.

Organizado pelo editor Pedro Almeida, o livro é resultado de um ano e meio de pesquisas do biólogo Sávio Freire Bruno e pode-se dizer que é a primeira obra que reúne e trata dos animais em extinção no Brasil. Para cada animal pesquisado são dedicadas até duas páginas com informações sobre características físicas, curiosidades, hábitos, habitat, os motivos que o colocaram na lista de extinção, além de uma classificação que identifica sua atual situação (nível de ameaça).

Há também um box destinado a cada bicho, que apresenta as ONGs que atuam no combate à extinção desses animais.
Sobre o autor

Sávio Freire Bruno é biólogo com mestrado em Ciência Ambiental pela UFF e doutorado em Medicina pela Tierärztliche Houchschule Hannover (em convênio com o Centro de Primatas Alemão – DPZ, Göttingen, 2000). Nascido no Rio de Janeiro e crescendo entre a cidade e o campo, sempre esteve atento e crítico diante do contínuo desmatamento que assolou o país nas últimas décadas. Desde 1992, trabalha na UFF, onde hoje coordena o Setor de Animais Selvagens na Faculdade de Veterinária. Como ecólogo, focou esforços no estudo de animais ameaçados, assim como no ambiente em que vivem e nas alterações que nele ocorrem. Após quatro anos de trabalho e estudo na Alemanha, retornou em 2000, quando passou a dedicar esforços para a conservação do pato-mergulhão no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Viaja para esse recanto do cerrado mineiro com alunos engajados nesse projeto para pesquisar e documentar novas descobertas sobre essa ave, um dia considerada extinta


Fonte: Site de Notícias da UFF
http://www.noticias.uff.br/noticias/2008/03/livro-animais.php

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 12/03/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.


Grata e à disposição,


Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514
------------------------------