domingo, 21 de setembro de 2008

Serla usa nova tecnologia para despoluir em Arraial

Rio - A Serla (Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas) e a Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo testam nova tecnologia na despoluição do Lago Verde, no bairro Prainha. O trabalho desenvolvido em parceria com a Empresa de Saneamento do município (Esac), utiliza tecnologia japonesa inédita no estado e vai durar de três a quatro meses.

O sistema de limpeza consiste na instalação de duas máquinas, no centro do lago, que absorvem ar e água ambientes e liberam micro e nano bolhas de oxigênio, ativando bactérias aeróbicas. Esses organismos impedem que o lodo sedimentado no fundo do corpo hídrico aumente, e promovem, gradualmente, sua decomposição, melhorando a qualidade da água.

O processo também provoca a flotação de matéria orgânica, técnica de separação de misturas sólido-líquidas que provoca a aderência das partículas às microbolhas de ar. Os resíduos se separam da água, flutuando para a superfície e, posteriormente, são coletados, direcionados e tratados pela Estação Elevatória de Esgoto da Prainha, administrada pela prefeitura.

O equipamento, chamado Nano System, foi cedido à prefeitura, sem custos, pela Surganics Brasil. Durante o trabalho, serão realizadas análises de água, a cada seis semanas, para comprovar a eficácia do sistema.

Segundo Scott Dunlop, gerente geral do Surganics do Brasil, uma das vantagens é que a tecnologia empregada é totalmente natural. Outro ponto positivo é a utilização de pouca energia – a máquina consome 0,75kW/h enquanto um simples forno elétrico necessita de aproximadamente 1,56 kW/h para funcionar. Ainda de acordo com a empresa, dentro de três meses, será possível perceber a melhora na qualidade e no odor da água, principal motivo de reclamação dos moradores e turistas que visitam o local.

2 comentários:

Legionário disse...

Vou postar um link aqui....que dará todas as informações necessárias para interromper um garimpo de ouro no Rio Paraiba do Sul....isto é....se o garimpo de ouro ainda estiver proibido no Paraiba como manda a LEI.....vou até contar os dias depois desta postagem....to pagando pra ver..
http://www.pescaki.com/index.php?showtopic=9317&st=0&gopid=110317&#entry110317

BPFMA disse...

Bizum. Boa noite.

Em primeiro lugar seja bem vindo ao Blog do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente, orgão da polícia responsável pelo patrulhamento ostensivo e atividades de fiscalização em defesa do meio ambiente.

Gostaria que se possível você pudesse dar maiores informações a respeito do garimpo ilegal no Paraíba do Sul para que possam ser tomadas as devidas providências em relação ao ilícito ambiental e para que possamos montar uma operação onde se obtenha êxito em prender os infratores e apreender materiais.

Fique à vontade para dar maiores detalhes sobre o garimpo ilegal e deixo à disposição o telefone da Sala de Operações, para caso você ache necessário, mais uma vez formalize sua denúncia.

(021) 3399-4837

Vou encaminhar o seu link para que as autoridades competentes tomem conhecimento e providências desse garimpo ilegal