domingo, 27 de abril de 2008

Policiais apreendem 332 pássaros silvestres em feira livre em Alcântara

Bartolomeu Brito

Rio - Soldados do Batalhão Florestal, da Polícia Militar, realizaram na manhã deste domingo uma operação na feira livre de Alcântara, em São Gonçao, e apreenderam 332 pássaros que eram vendidos ilegalmente. Dezoito pessoas foram presas. Segundo o batalhão, um Disque-Denúncia passado para o Serviço Reservado informava sobre a venda dos pássaros. Os presos e os pássaros foram encaminhados para a 74ª DP (Alcântara).


Fonte: "Jornal O Dia on line"

sábado, 26 de abril de 2008

Policiais apreendem 189 pássaros silvestres em feira livre de Honório Gurgel

Bartolomeu Brito

Rio - Soldados do Batalhão Florestal, da Polícia Militar, realizaram na tarde deste sábado uma operação na feira-livre de Honório Gurgel e apreenderam 189 pássaros que eram vendidos ilegalmente. Nove pessoas foram presas. Segundo o batalhão, um Disque-Denúncia passado para o Serviço Reservado informava sobre a venda dos pássaros, dentre os quais 94 pinxaxões, cinco curiós, trinca-ferros e outros. Os presos e os pássaros foram encaminhados para a 40ª DP (Rocha Miranda).


Fonte: "Jornal O Dia on Line"

sexta-feira, 18 de abril de 2008

1º Desafio National Geographic

Termina no dia 21 de maio de 2008 o prazo das inscrições para o 1º Desafio National Geographic, uma grande competição estudantil que busca aferir o conhecimento dos jovens estudantes brasileiros principalmente na disciplina de Geografia. Para participar do desafio, basta que diretores, professores ou coordenadores de escolas públicas e particulares de todo o país inscrevam suas instituições no site: www.viagemdoconhecimento.com.br. A partir daí, o estudante escolhido por sua escola será orientado pelo seu professor a respeito do conteúdo temático das provas e acompanhado por este na realização de cada uma delas.

Parte do projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela Editora Abril e a revista National Geographic Brasil, o 1º Desafio National Geographic visa despertar nos jovens estudantes a 'cultura de viagem'. Desta forma, os estudantes concorrentes também deverão dominar conhecimentos sobre história, turismo, vida sustentável, diversidades sociais e culturais do Brasil, além de informações que envolvam atualidades sobre aspectos ligados à natureza e ao meio ambiente.

O Desafio National Geographic terá três fases - local, regional e nacional. A primeira prova, já marcada para 6 de junho de 2008, será realizada nas próprias escolas dos participantes. Os alunos que passarem para a segunda fase (prevista para setembro) farão a prova em sedes regionais de instituições parceiras do projeto. A terceira e última fase será realizada em São Paulo, em outubro, com a participação de todos os 40 finalistas.

Os estudantes de fora de São Paulo que participarão da prova final e seus respectivos responsáveis e professores terão as suas despesas de viagem pagas. Os vencedores serão conhecidos em evento e ganharão bolsas de estudo, viagens, entre outros prêmios. Aberta a todas as escolas públicas e privadas do país - são mais de 210 mil - esta é a primeira olimpíada de conhecimento promovida por um grupo editorial brasileiro.




O Fluminense

terça-feira, 15 de abril de 2008

Nível dos oceanos aumentará 1,5 m até 2100.

Viena - O derretimento de geleiras, o desaparecimento de placas de gelo e o aquecimento das águas poderiam fazer com que o nível dos oceanos subisse até 1,5 metro até o final deste século, expulsando de suas casas dezenas de milhões de pessoas, afirmou uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira.

Apresentado em uma conferência da União Européia de Geociências, a pesquisa prevê uma elevação do nível dos oceanos três vezes maior do que o estipulado pelo Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC) no ano passado.

Svetlana Jevrejeva, do Laboratório Oceanográfico Proudman, na Grã-Bretanha, disse que a estimativa baseava-se em um novo modelo matemático que permitiu estabelecer com precisão o nível dos oceanos nos últimos 2.000 anos.

Ganhando velocidade

O ritmo no qual o nível dos oceanos sobe hoje está ganhando velocidade, e as águas ficarão de 0,8 a 1,5 metro acima de seu patamar atual quando chegar o próximo século, afirmaram pesquisadores, entre os quais Jevrejeva, em comunicado.

O nível elevou-se 2 centímetros no século 18,6 centímetros no século 19 e 19 centímetros no século passado, disse a cientista, acrescentando: "parece que o rápido aumento do nível dos oceanos no século 20 deveu-se ao derretimento de placas de gelo."

Os pesquisadores debatem acaloradamente a respeito do quanto o nível dos mares vai elevar-se. O IPCC, por exemplo, diz que tal elevação deve ficar entre 18 e 59 centímetros. "Os números do IPCC subestimam a realidade", afirmou Simon Holgate, membro também do Laboratório Proudman, segundo a Reuters.

Segundo os pesquisadores, o IPCC não havia levado em conta a dinâmica do gelo — a velocidade maior na movimentação das placas de gelo, velocidade essa alimentada pelo derretimento, é ela também um fator no desaparecimento das placas e na elevação do nível das águas.

Esse efeito, segundo Steve Nerem, da Universidade do Colorado (EUA), deve gerar um terço do futuro aumento do nível dos oceanos.

Pobres mais atingidos

Os cientistas estão afinados quando se trata de prever quais serão as áreas mais atingidas — os países em desenvolvimento na África e na Ásia, que não possuem os recursos necessários para construir proteções contra as águas.

Entre esses estão nações como Bangladesh, cujo território situa-se quase totalmente a uma altura de no máximo 1 metro do atual nível do mar. "Se o nível dos oceanos elevar-se 1 metro, 72 milhões de chineses vão perder suas casas, junto com 10 por cento da população vietnamita", afirmou Jevrejeva.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Últimas notícias do mês de Março e Apreensão de Caça Níqueis pelo BPFMA.

21/3/2008 15:43:00

Coleta de óleos lubrificantes usados ou contaminados supera meta



Brasília - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresentou recentemente, aos conselheiros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), durante sua 89ª Reunião Extraordinária, relatório sobre o cumprimento da Resolução 362/2005 que trata do recolhimento, coleta e destinação final de óleo lubrificante usado ou contaminado (Oluc).

E o resultado deste relatório é positivo. Segundo os dados apresentados, desde 2003, a coleta do óleo lubrificante tem superado os 30% de recolhimento - do total de óleo disponibilizado no mercado -, meta definida pelo MMA em conjunto com o Ministério de Minas e Energia.

Em 2007, por exemplo, foram comercializados 1.105.251 m3 de óleo e coletados 292.614 m3, o equivalente a 32,9% do óleo comercializado. Para acompanhar essa resolução foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que conta com a participação de entidades governamentais, de várias organizações do setor produtivo, desde produtores, coletores a rerrefinadores de Oluc, além da participação da sociedade civil.

Esse GT, em função do seu desempenho no cumprimento da resolução, definiu novas metas progressivas para o setor de óleos lubrificantes a partir de 2008 (veja quadro abaixo). A meta de coleta para esse ano é de 33,4% do óleo comercializado chegando a 35,9% em 2011.

Para este ano o GT pretende, ainda, realizar oficinas regionais para uniformizar os entendimentos entre os setores envolvidos, fiscais e técnicos ambientais dos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente e propor um termo de referência para uniformizar e padronizar os procedimentos de elaboração e análise das licenças ambientais que envolvem a coleta, o armazenamento, o transporte e o rerrefino de Olucs, a revenda de óleos lubrificantes acabados e a criação de um banco de dados conjunto para o setor entre o Ibama e Agência Nacional de Petróleo

27/3/2008 20:36:00

Aprovado projeto que cria serviço voluntário ambiental



Rio - A Assembléia Legislativa do Rio aprovou, nesta quinta-feira, em segunda discussão, o projeto de lei 2441/05 que normatiza o serviço de voluntário ambiental no estado. De autoria do deputado André do PV, a proposta define a atividade como o trabalho não-remunerado e sem vínculo empregatício prestado por pessoa física nas Unidades de Conservação Ambientais do estado.

De acordo com o texto, o serviço voluntário ambiental será exercido mediante a celebração de termo de adesão, contendo as condições de seu exercício, entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário.

"O objetivo deste projeto é criar o serviço do voluntário ambiental no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, para todos os que desejam e não sabem como ajudar a preservação ambiental no Rio de Janeiro, criando uma norma que facilite a adesão a este tipo de serviço", justifica o autor da proposta, que será enviada para a apreciação do governador Sérgio Cabral, para sanção ou veto.


Fonte: "Jornal O Dia On line"

Policiais do BPFMA apreendem 26 máquinas caça-níqueis em SG



Tamara Ferreira




Vinte e seis máquinas caça-níqueis foram apreendidas pelo Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) de São Gonçalo. Segundo o 1º sargento Jorge Meliga, que participou da operação, as máquinas foram apreendidas nos bairros do Colubandê, Capote e Almerinda, em São Gonçalo. Cerca de nove policiais participaram da ação para reprimir máquinas caça-níqueis na cidade.

O material recolhido estava em sete pontos diferentes. O que mais chamou a atenção dos policiais foi o shopping na Avenida José Mendonça, 1.225, no Colubandê, onde funcionam diversos estandes. No local, foram apreendidas mais de 15 máquinas em estandes diferentes. As apreensões só foram possíveis depois de um mês de investigações realizadas pelo Serviço Reservado do BPFMA.

Ninguém foi detido, mas todos os proprietários, ou gerentes das lojas que estavam presentes, foram notificados e serão convocados a prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia Federal, no Centro do Rio, já que as máquinas podem ser contrabandeadas. O material, por ser de origem duvidosa, foi recolhido e levado em um caminhão baú da Polícia Militar, para o depósito da PF no Rio.


O Fluminense