quarta-feira, 25 de março de 2009

A hora do Planeta - Apoio WWF Brasil



Junte-se a nós neste movimento de alerta contra o aquecimento global.
A Hora do Planeta 2009 espera alcançar mais de um bilhão de pessoas em mil cidades ao redor do mundo, convidando comunidades, empresas, organizações e governos a participarem deste ato simbólico histórico pelo futuro da Terra.

No dia 28 de março, às 20h30, apague as luzes de sua sala. Cadastre-se!



Clique no Banner para acessar o Site da WWF Brazil

terça-feira, 24 de março de 2009

Polícia Militar realiza nova operação na Ladeira dos Tabajaras

A Polícia Militar realiza nova operação desde o início da manhã desta terça-feira na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, zona sul do Rio. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, a ação policial tem como objetivo localizar cerca de dez traficantes que ainda estariam escondidos na mata localizada no entorno da favela.

Granada é achada perto do local de tiroteio no Rio de Janeiro
Você tem informações sobre o conflito? Envie ao Minha Notícia!


Cerca de 120 policiais militares de diversos batalhões participam da operação, que conta com o apoio de soldados do Batalhão Florestal e de cães farejadores. Segundo a PM, todos os acessos à Ladeira dos Tabajaras estão com a segurança reforçada e ninguém entra ou sai da comunidade sem ser revistado.

A polícia recomenda que os motoristas evitem as vias próximas à favela, como o Túnel Velho, na rua Real Grandeza, próximo ao cemitério São João Batista, em Botafogo. Apesar disto, Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-RIO) informa que nenhuma via na região está interditada.


Policiamento reforçado nos acessos à Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana



Confronto

O confronto na zona sul carioca teve início na noite do último sábado, quando traficantes da favela da Rocinha invadiram a Ladeira dos Tabajaras para tentar tomar o controle dos pontos de vendas de drogas na comunidade. Por causa da invasão, diversas trocas de tiros aconteceram na região durante o fim de semana.

Nesta segunda-feira, a Polícia Militar realizou uma operação na Ladeira dos Tabajaras que resultou na morte de pelo menos cinco suspeitos e na prisão de 12 pessoas. O cerco policial levou pânico a moradores de cinco bairros: Copacabana, Botafogo, Humaitá, Lagoa e Jardim Botânico. Na ação, foram apreendidos três fuzis, dez pistolas, quatro espingardas, uma carabina, duas submetralhadoras, onze granadas e um arremessador de granadas.

Cinco traficantes foram presos depois de invadirem um prédio em obras, na rua Macedo Sobrinho, no Humaitá. Os suspeitos fizeram os operários reféns. Os traficantes decidiram se entregar e liberar as vítimas após negociação com a PM. Mesmo assim, houve troca de tiros e um suspeito acabou sendo baleado e morreu no local. Durante a negociação, dois operários foram obrigados a trocar de roupa com traficantes que pretendiam escapar, enquanto os PMs negociavam a liberdade dos reféns.

Devido à ação policial, 124 crianças ficaram sem aulas nesta segunda-feira na creche Tia Sônia Crispiniano, na Ladeira dos Tabajaras. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a instituição foi fechada por causa da troca de tiros. Escolas de fora da favela, em bairros vizinhos, também liberaram os alunos, com medo de que fossem atingidos por balas perdidas.


Fonte: "Último Segundo - Ig"

Foto extráída do Jornal O Dia on Line

domingo, 15 de março de 2009

Operação surpresa apreende animais em feira em Caxias

15/03/2009 13:05:00

Rio - Em operação surpresa realizada na manhã deste domingo pelo Batalhão Florestal da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) da Alerj, na Feira de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cerca de 150 animais foram apreendidos e dois comerciantes detidos e autuados por maus-tratos.

A ação teve início às 6h e envolveu 20 agentes. Entre os animais, foram apreendidos gansos, aves que não pertencem á fauna do Brasil, entre outros. Os animais serão encaminhados para o Zoológico do Rio.

De março de 2008 até fevereiro 2009, a comissão recebeu mais de 2.100 denúncias sobre atentados ao meio ambiente. Deste total, 20% foram referentes a maus-tratos de animais. O telefone para denúncias é 0800-2820230.


Fonte: Jornal O Dia on line

quarta-feira, 4 de março de 2009

Ibama emite licença para Angra 3 condicionada a 44 exigências

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibama emitiu nesta quarta-feira licença autorizando a instalação da usina nuclear de Angra 3,, mas condicionou o projeto ao cumprimento de 44 exigências.

Entre as exigências que deverão ser cumpridas pela Eletronuclear para a construção da usina, em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, está a apresentação em 180 dias de um cronograma para a instalação de depósitos para rejeitos radioativos e de combustíveis usados na unidade.

Outras medidas incluem melhorias no trânsito local, programa de educação ambiental sobre as questões nucleares e o monitoramento das tartarugas marinhas na área de influência da usina. A licença é válida por seis anos.

Quando concluída, Angra 3 terá capacidade, ao lado das outras duas usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, de produzir energia suficiente para suprir uma cidade como o Rio de Janeiro.


(Reportagem de Hugo Bachega)

terça-feira, 3 de março de 2009

MMA lança livro sobre Pagamento por Serviços Ambientais

Brasília - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou nesta terça-feira o livro "Pagamentos por serviços ambientais - Perspectivas para a Amazônia Legal".

O material, publicado em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), apresenta um estudo com informações técnicas e conceituais sobre formas alternativas de recuperação ambiental de áreas públicas e privadas por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).


De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o objetivo do PSA é remunerar o produtor ou o proprietário para que recupere o solo, a floresta, a margem do rio ou a qualidade da água.


“Queremos inverter a visão de que cortar e vender dá dinheiro para a visão de que conservar dá dinheiro”, destaca Minc.

A experiência já é realizada no Rio de Janeiro, onde 200 agricultores são pagos para recuperar as matas ciliares do Rio Guandu, que abastece nove milhões de fluminenses.


Outro exemplo citado pelo ministro é o realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) que utiliza a taxação de recursos hídricos, chamada de “produtores de água”, para pagar os agricultores que replantam matas ciliares para combater o assoreamento dos rios e melhorar a qualidade da água.


Segundo Minc, os recursos para os projetos de PSA serão oriundos de diversas fontes, como o Fundo Amazônia e o Fundo de Recursos Hídricos.


O ministro lembrou que a ampliação do PSA depende da votação da Lei de Pagamento de Serviços Ambientais que tramita no Congresso Nacional. Minc também também citou como possível fonte de financiamento para as iniciativas de PSA o Fundo Clima, cuja lei de criação ainda precisa ser votada pelos parlamentares. Segundo ele, quando aprovado o Fundo pode gerar R$ 900 milhões por ano e os recursos serem utilizados para que agricultores do Nordeste combatam a desertificação.

Para utilizar o PSA é necessário haver um programa regional de recuperação de área degradada, ter o apoio técnico com orientações do como ela será recuperada, definindo, por exemplo, espécies a serem cultivadas para reconstituir o local. Os agricultores recebem o pagamento pela quantidade de terra e água recuperada ou floresta replantada.

“O importante é que o Brasil amadureceu, nós nos convencemos que não se combate a degradação, a perda da biodiversidade e as espécies ameaçadas de extinção só com o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e a Polícia Federal. É preciso incorporar a população e pagar por isso. Assim as pessoas poderão sobreviver recuperando o que foi desmatado e destruído durante tantos anos”, destaca Minc.


Agência Brasil

Fonte: "Jornal O Dia on line"