quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Suspeito de fabricar balões é preso em Saquarema

Rio - Policiais do Batalhão da Polícia Florestal e Meio Ambiente prenderam na tarde desta quarta-feira, em Saquarema, um jovem suspeito de fabricar balões.

Paulo Ricardo Fonseca Penetra, de 19 anos, foi preso em uma casa na Rua Antônio Morena, com um balão de 8 m e outro de 16, cangalha com 384 morteiros, e uma outra cangalha com 106 fogos, além de uma bucha de balão e material para fabricação.

A ocorrência foi levada para a 124ª DP (Saquarema). A prisão aconteceu a partir de informações do Disque-Denúncia do MovRio.


Fonte: "Jornal O Dia on line"

Conama aprova inspeção veicular obrigatória em todo o País

BRASÍLIA - O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou nesta terça-feira (20) uma resolução que torna obrigatória a inspeção veicular em toda a frota do país. Atualmente, apenas os veículos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro passam pela inspeção.

A resolução do Conama determina que todos os estados e municípios com mais de 3 milhões de veículos serão obrigados a ter um plano de inspeção veicular, que deve ser apresentado em até 12 meses após a publicação na norma no Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a regra valerá para todos os “veículos automotores, motociclos e similares, independentemente do combustível que utilizem”. A inspeção poderá ser feita por amostragem, ou seja, não necessariamente toda a frota em circulação passará pela vistoria. Sem a inspeção, os veículos não poderão obter o licenciamento anual.

A expectativa da área ambiental é que a obrigatoriedade da inspeção veicular reduza as emissões de poluentes, intensificadas pela falta de regulagem e manutenção de motores.


Fonte: "Último Segundo Ig"

sábado, 17 de outubro de 2009

Polícia Militar cancela provas para curso de aperfeiçoamento de sargentos

Rio - O Comando Geral da Polícia Militar informou, neste sábado, que as provas para o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), que seriam realizadas neste domingo foram canceladas. As novas datas para os exames serão divulgadas oportunamente.


Fonte: "Jornal O Dia"

domingo, 11 de outubro de 2009

Dois homens são presos por venda ilegal de pássaros silvestres em Alcântara

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO

Rio - Noventa e seis pássaros silvestes que eram vendidos nas feiras livres de de Alcântara e de Neves, bairros de São Gonçalo, foram apreendidos, durante a manhã deste domingo, em duas ações do Batalhão de Polícia Florestal, da Polícia Militar.

Duas pessoas que negociavam as aves foram detidas e levadas para a delegacia. A primeira ação ocorreu na feira livre da Praça de Alcântara, quando agentes do Serviço Reservado da unidade, disfarçados de compradores de pássaros, negociavam a compra. Quando as aves apareciam, os soldados, fardados, davam voz de prisão aos vendedores e apreendiam as aves.

Na feira livre de Alcântara foram apreendidas 77 aves e detidos Sérgio Ricardo da Silva Moura, 44 anos, e Ademar Paulino da Costa, de 34, que foram levados para a 74ª DP (Alcântara).

Na feira livre de Neves, o Batalhão Florestal adotou o mesmo esquema e conseguiu apreender outros 19 pássaros silvestres que tê venda proibida e estavam sendo negociados. Nesta feira, os vendedores conseguiram escapar e ninguem foi preso. Os pasáros foram levados para a 73ª DP (Neves). Depois de terminados os dois registros das ocorrências, as 96 aves foram encaminhadas pelas delegacias para o Jardim Zoológico, de Niterói.


Fonte:"Jornal O Dia on line"

domingo, 4 de outubro de 2009

Pássaros são apreendidos em Alcântara

POR RICARDO ALBUQUERQUE, RIO DE JANEIRO

Rio - Agentes do Batalhão Florestal da Polícia Militar apreenderam, na manhã deste domingo, 24 pássaros, oito alçapões, três gaiolas e 11 caixas para transportar animais na Feira de Alcântara, em São Gonçalo.

Na operação, os PMs prenderam três homens, suspeitos de comercializar as aves. Luís Carlos Dutra, 54 anos, Sofônias da Silva, 36, e Léo de Araújo, 64, foram encaminhados à 73ª DP (Neves) e 74ª (Alcânatara), onde serão autuados por crime ambiental. Os pássaros seguiram para o Zoológico de Niterói, no bairro do Fonseca.


Fonte:"Jornal O Dia on line"

Polícia interdita estaleiro clandestino na Ilha da Conceição, em Niterói

Gustavo Carvalho

Uma denúncia sobre suposto despejo de combustível na Baía de Guanabara levou policiais do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA) à interdição de uma empresa de transporte marítimo na Ilha da Conceição, em Niterói, na manhã de ontem. No local, segundo os policiais, estaria funcionando um suposto estaleiro clandestino.

Ainda de acordo com a polícia, a empresa Antônio Carlos Transportes Marítima Ltda – localizada na Rua Mario Trilha – não possuiria autorização ambiental para a construção ou reparo de embarcações navais e nem para o armazenamento de óleo diesel. No local, os policiais disseram que encontraram um rebocador em fase de construção, além de um tanque com capacidade para armazenar 14 mil litros de combustível, contendo pelo menos 8.500 litros de óleo diesel. Segundo os policiais, a substância química seria utilizada para abastecer as embarcações supostamente usadas pela transportadora.

Os militares contaram que, por volta das 11 horas, foram acionados para apurar uma denúncia de vazamento de óleo na Baía de Guanabara. Ao chegarem à empresa, eles disseram que questionaram uma funcionária sobre a documentação da firma para atuar no segmento da construção naval e no armazenamento de óleo diesel. Com a suposta não apresentação da permissão, ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal de Niterói.

Agentes da Polícia Federal e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram até o suposto estaleiro clandestino para realizar uma perícia. Os agentes interditaram o local e lacraram a bomba de combustível.

De acordo com a polícia, os responsáveis pelo estaleiro poderão responder por armazenamento de produto perigoso para o meio ambiente e por funcionamento ilegal de serviço poluidor. Uma mulher que se identificou como responsável pela empresa não quis comentar o caso.



O Fluminense