quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PM apreende 1 tonelada de sardinha em Niterói

Mercadoria será distribuída a comunidade carente do Rio
POR MARCELLO VICTOR

Rio - Cerca de uma tonelada de sardinha foi apreendida na madrugada desta quinta-feira, por policiais do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA), no Cais do Porto de Jurujuba, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Esta é a terceira aprensão do pescado na região, no mês de dezembro, período do defeso do peixe no litoral do Estado do Rio de Janeiro. A PM informou que a mercadoria será distribuída a uma comunidade carente do Rio, ainda não definida.

Os policiais chegaram a mercadoria através de uma denúncia anônima. O pescado estava em uma embarcação e armazenado em 64 caixas. Um caminhão seria utilizado para levar o peixe para Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde seria vendido. O motorista e o responsável pelo barco foram levados para a 77ª DP (Icaraí), onde a ocorrência está sendo registrada. Eles responderão processo em liberdade por crime ambiental.

Na manhã desta quarta-feira, PMs do Batalhão Florestal já tinham apreendido 240 quilos de sardinha, no bairro Gradim, em São Gonçalo, também na Região Metropolitana do Rio. A polícia informou que o pescado estava dividido em oito caixas, que foram abandonadas. Após a liberação, a mercadoria foi distribuída a moradores do Morro da Fé, no Complexo da Penha.

Na madrugada do último dia 2, os policiais do Batalhão Florestal apreenderam cerca de 1,2 toneladas de sardinha, armazenadas em 30 caixas, em um entreposto do Mercado São Pedro, em Niterói. Após a verificação de que o peixe havia sido pescado no período de proibição, o carregamento foi distribuído, durante a manhã, a moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.

Segundo a polícia, devido ao período de defeso (reprodução da espécie), a pesca e a comercialização da sardinha estão proibidos por lei ambiental no Estado do Rio de Janeiro até fevereiro de 2011.


Fonte: "Jornal O dia on line"

.

Nenhum comentário: