domingo, 26 de dezembro de 2010

Baloeiros são presos em São Gonçalo

POR GERALDO PERELO

Rio - Cinco homens foram presos na manhã desta sábado na Rua Porto Alegre, no bairro Trindade, São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, por policiais do Batalhão Florestal. Eles estavam em poder de um balão de 13 metros de altura, que havia sido resgatado na Baía de Guanabara.

Os detidos foram identificados como Luciano Rosa dos Santos, 32 anos; Wagner da Costa Fonseca, 50; José Guilherme da Silva neto, 35; Osvaldo Luís Pacheco da Silva, 50; e Leandro Lima Martins, 31. Com o grupo foram apreendidos também duas facas, estile, uma boca de balão, um aro de boca de balão e um binóculo. Todos foram levados para a 74ª DP (Alcântara).


Fonte: "Jornal O dia on line"
.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Fiscal e outros três homens são presos por extração ilegal de palmito em Angra

Rio - Quatro homens foram presos pelo Batalhão de Polícia Florestal por extração ilegal de palmito, em Mangaratiba, na Costa Verde. De acordo com os policiais, um dos acusados seria fiscal da secretaria de Meio Ambiente do município.

O flagrante foi na Serra do Piloto, onde a polícia localizou o grupo com uma Saveiro branca. Dentro do veículo havia 472 peças de palmito, além de roupas e materiais de acampamento e três facões. Ainda segundo os policiais, o fiscal teria dito que foi lá para prender o grupo.

Moacir Machado Neto, Alcir Lane, Moacir Geraldo Lane e Mauro César Gomes foram levados para a 168ª DP (Rio Claro).


Fonte: "Jornal O Dia on line"

.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PM apreende 1 tonelada de sardinha em Niterói

Mercadoria será distribuída a comunidade carente do Rio
POR MARCELLO VICTOR

Rio - Cerca de uma tonelada de sardinha foi apreendida na madrugada desta quinta-feira, por policiais do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA), no Cais do Porto de Jurujuba, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Esta é a terceira aprensão do pescado na região, no mês de dezembro, período do defeso do peixe no litoral do Estado do Rio de Janeiro. A PM informou que a mercadoria será distribuída a uma comunidade carente do Rio, ainda não definida.

Os policiais chegaram a mercadoria através de uma denúncia anônima. O pescado estava em uma embarcação e armazenado em 64 caixas. Um caminhão seria utilizado para levar o peixe para Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde seria vendido. O motorista e o responsável pelo barco foram levados para a 77ª DP (Icaraí), onde a ocorrência está sendo registrada. Eles responderão processo em liberdade por crime ambiental.

Na manhã desta quarta-feira, PMs do Batalhão Florestal já tinham apreendido 240 quilos de sardinha, no bairro Gradim, em São Gonçalo, também na Região Metropolitana do Rio. A polícia informou que o pescado estava dividido em oito caixas, que foram abandonadas. Após a liberação, a mercadoria foi distribuída a moradores do Morro da Fé, no Complexo da Penha.

Na madrugada do último dia 2, os policiais do Batalhão Florestal apreenderam cerca de 1,2 toneladas de sardinha, armazenadas em 30 caixas, em um entreposto do Mercado São Pedro, em Niterói. Após a verificação de que o peixe havia sido pescado no período de proibição, o carregamento foi distribuído, durante a manhã, a moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.

Segundo a polícia, devido ao período de defeso (reprodução da espécie), a pesca e a comercialização da sardinha estão proibidos por lei ambiental no Estado do Rio de Janeiro até fevereiro de 2011.


Fonte: "Jornal O dia on line"

.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Batalhão Florestal apreende mais 240 quilos de sardinha em São Gonçalo

Pescado foi encontrado no cais do Gradim e será doado para moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Período de defeso da espécie vai até o dia 15 de fevereiro

Mais uma apreensão de sardinhas foi feita na manhã desta quarta-feira no cais do bairro do Gradim, em São Gonçalo. Na operação, militares do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA) apreenderam cerca de 240 quilos de pescado. Ninguém foi preso durante a ação.

As sardinhas serão doadas para os moradores do Morro da Fé, no Complexo Alemão, Zona Norte do Rio. O caso foi registrado na 73ª DP (Neves).

O período de defeso, quando a pesca e a comercialização são proibidas para garantir a procriação da espécie, vai de 1º de novembro a 15 de fevereiro. Nessa época, o patrulhamento é feito nos principais pontos de comércio de peixes, como o Mercado São Pedro, na Ponta da Areia, e na Praia de Jurujuba, ambos em Niterói; e no Gradim, em São Gonçalo.

Na terça-feira, três pessoas foram detidas e 230 kg de sardinha também foram apreendidos no cais do Gradim, durante outra operação do BPFMA. Os peixes foram doados para famílias do Morro do Bumba, em Niterói.


Fonte: "Jornal O Fluminense"

sábado, 11 de dezembro de 2010

Polícia apreende mais sardinha no Mercado São Pedro


Quantidade de peixe apreendida foi distribuída, após a perícia, para moradores do Complexo do Alemão, comunidade que recebeu as doações no início desse mês

Policiais do Batalhão de Polícia Militar Florestal e de Meio Ambiente apreenderam, na madrugada deste sábado, 220 quilos de sardinha no Mercado de peixes São Pedro, no bairro Ponta da Areia. A operação integra o patrulhamento constante realizado em pontos que comercializam a sardinha, que está em período de defeso.

Segundo os policiais, um suspeito foi encaminhado para a 76ª DP (Centro), mas foi liberado após de prestar depoimento pos não houve flagrante.

A quantidade de peixe apreendida foi distribuída, após a perícia, para moradores do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, mesma comunidade que recebeu as doações no início do mês.


Fonte: "Jornal O Fluminense"

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Moradores do Alemão recebem 1,2 toneladas de sardinha apreendidas em Niterói

POR MARCELLO VICTOR

Rio - Policiais do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) apreenderam cerca de 1,2 toneladas de sardinha em um entreposto do Mercado São Pedro, em Niterói, Região Metropolitana, na madrugada desta quinta-feira. Segundo a polícia, devido ao período de defeso (período de reprodução da espécie), a pesca e comercialização deste tipo de pescado está proibida por lei ambiental.

O carregamento apreendido - que foi periciado para comprovar que foi pescado no período de proibição - será distribuído nesta manhã aos moradores das favelas do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.

Segundo a PM, a comercialização da sardinha na Rua Professor Plínio Leite, ao lado do Mercado São Pedro, foi informada através de uma denúncia. Com a chegada da polícia, um grupo de pescadores e vendedores fugiu. Os peixes estavam armazenados em 30 caixas. O material apreendido foi levado para a 76ª DP (Centro), onde a ocorrência foi registrada.


Fonte: "Jornal O Dia on line"