quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Secretaria Estadual do Meio Ambiente e PM assinam termo de cooperação

Um termo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira entre o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o comandante-geral da PM, coronel Ubiratan Ângelo de Oliveira. Através do documento, o Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA) poderá multar administrativamente os infratores ambientais durante as blitze de combate a crimes contra o meio ambiente. A assinatura aconteceu em solenidade no Quartel-General da Polícia Militar, no Centro do Rio. Também participaram da cerimônia, entre outros, o comandante do BPFMA, tenente-coronel Roberto Rocha Barros, o chefe de Estado Maior da PM, coronel Samuel Dionísio, o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, e o presidente do IEF, André Ilha.

A partir de agora, 40% do valor das multas serão aplicados na aquisição de equipamentos e viaturas para o próprio batalhão da PM – o que reforçará o trabalho de fiscalização ambiental no Estado. O termo de cooperação tem como objetivo principal integrar o batalhão com os órgãos de fiscalização vinculados à Secretaria de Estado do Ambiente: Feema, IEF e Serla.

Para aplicar a multa, os policiais do BPFMA passarão por curso de capacitação coordenado pela Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais (Cicca). As aulas do treinamento serão ministradas por técnicos da Secretaria do Ambiente e por professores da Uerj, da UFF e da UFRJ. O curso teve início nesta quinta-feira, no QG da PM, com aula inaugural ministrada pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, após a cerimônia de assinatura do termo de cooperação. Cinqüenta policiais participam da primeira turma. No total, serão realizados quatro cursos semelhantes de formação especializada, para qualificar todo o efetivo do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente.


O Fluminense

Nenhum comentário: