domingo, 20 de janeiro de 2008

Material recolhido nas ecobarreiras será reciclado

RIO - O governador anunciou neste domingo a assinatura de um convênio entre a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro e a Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis para o aproveitamento do material coletado nas ecobarreiras. O comunicado foi feito na abertura do Dia Estadual de Limpeza dos Rios. O acordo será firmado pelo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente da Superintendência de Rios e Lagoas, Marilene Ramos, nesta segunda-feira.


Os mutirões do Dia Estadual de Limpeza dos Rios foram realizados em 35 pontos do Estado. Acão reuniu 5 mil voluntários para a retirada de lixo flutuante de mananciais de vários municípios, com o apoio de prefeituras, associações de moradores e, ONG's. Durante a operação foram desenvolvidas atividades de educação ambiental.

Durante a manhã, na Barra da Tijuca mais de cem voluntários coletaram o lixo superficial da Ecobarreira do Canal de Marapendi. Os resíduos foram retirados com o auxílio de barcos e um catamarã ao longo do Canal, até a chegada à Praia dos Amores.


Na Lagoa Rodrigo de Freitas, cerca de 50 pessoas recolheram o lixo das margens até o Canal do Jardim Botânico e distribuíram panfletos educativos.

Em Barra Mansa, Região do Médio Paraíba, a prefeitura, em parceria com a Serla, reuniu cerca de 150 pessoas para limpar o córrego da Vila Elmira. Também foram distribuídos folhetos e cartilhas educativas para a população.


No município de Teresópolis, Serla, Feema, prefeitura e associações de moradores realizaram limpeza simbólica no Rio Meudon. Em Petrópolis, o Dia Estadual de Limpeza dos Rios foi marcado por um mutirão de limpeza do Rio Santo Antônio e seu afluente, o Rio do Carvão, situado no distrito de Itaipava.

Fonte: "JB Online"

Nenhum comentário: