domingo, 5 de abril de 2009

Assembleia Legislativa vai propor lei rigorosa para tráfico de aves

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pretende elaborar uma lei em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para equiparar o tráfico de animais silvestres ao de drogas. No sábado, em operação montada pela comissão na feira livre de Honório Gurgel, Zona Norte do Rio, 25 pássaros silvestres foram apreendidos e três pessoas detidas no sábado.

Durante a operação, o presidente da comissão, André do PV, disse que já enviou a proposta ao Ministério do Meio Ambiente.

– Essa equiparação tem que ser feita. É bom lembrar que quem compra animais silvestres está cometendo o crime de receptação – afirmou André do PV, que vai convocar uma audiência pública para discutir a proposta de tratar com mais rigor o tráfico de animais.

As aves apreendidas sábado foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama e as três pessoas, para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Intitulada Gaiola Aberta, a operação contou com a participação do Ibama, do Batalhão Florestal e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Essa foi a terceira operação da comissão da Alerj em feiras livres. A primeira foi na Tijuca e a segunda em Duque de Caxias, onde 500 animais foram apreendidos.

Além da audiência pública, a comissão está preparando cartilhas educativas que serão distribuídas em escolas e feiras livres.

– Queremos conscientizar a população para não comprar animais silvestres. Encontramos espécimes raras hoje (sábado), como os pássaros currupião e chanchão – lembrou o deputado.

De março de 2008 até fevereiro 2009, a comissão, por meio Disque Meio Ambiente (0800-2820230), recebeu mais de 2.100 denúncias. Desse total, 20% foram referentes a maus tratos a animais. A comissão estabeleceu um convênio com a Fundação Rio Zoo para que receba parte desses animais apreendidos em feiras, como uma forma de ajudar a desafogar outros centros de triagem.

Em outra operação de combate à agressão ao meio ambiente, a polícia prendeu sete pessoas, na madrugada de ontem, suspeitas de participação em um festival de baloeiros em Piabetá, distrito de Magé, na Região Metropolitana. Foram apreendidos 10 balões de 15 metros cada um e cangalhas de fogos de artifício, além de botijões de gás.

Numa demonstração de quanto é perigosa a soltura de balões, não só para o meio ambiente mas para a vida humana em geral, Hilbert da Silva Faria, de 28 anos, morreu ontem depois que parte de um balão caiu sobre um prédio em Vila Valqueire, na Zona Norte da capital. Hilbert escorregou e caiu do último andar ao tentar apagar o incêndio provocado pelo balão. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.



21:29 - 05/04/2009


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: