quinta-feira, 23 de abril de 2009

BPFMA apreende balões na Ilha do Governador

Na Ilha do Governador, três homens foram presos quando se preparavam soltar um balão. Robson Alves, de 50 anos; Vinícius Chaves Henrique, de 45; e Luciano Paulo do Carmo, de 28, foram detidos por policiais do Serviço Reservado do Batalhão de Polícia Florestal e do Meio Ambiente (BPFMA) na Praia de Tubiacanga. Os policiais apreenderam com eles um balão de cerca de dez metros, um maçarico, uma cangalha de fogos e um botijão de gás. O grupo foi levado para a 37ª DP (Ilha do Governador).

Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Florestal e do Meio Ambiente (BPFMA), tenente-coronel Ivanir Linhares, este ano já foram apreendidos 73 balões. Em 2008, nesta época, o BPFMA havia apreendido pouco mais de 80.Na Ilha do Governador, três homens foram presos quando se preparavam soltar um balão. Robson Alves, de 50 anos; Vinícius Chaves Henrique, de 45; e Luciano Paulo do Carmo, de 28, foram detidos por policiais do Serviço Reservado do Batalhão de Polícia Florestal e do Meio Ambiente (BPFMA) na Praia de Tubiacanga. Os policiais apreenderam com eles um balão de cerca de dez metros, um maçarico, uma cangalha de fogos e um botijão de gás. O grupo foi levado para a 37ª DP (Ilha do Governador)


Fonte: Blog Casos de Polícia - Jornal Extra

segunda-feira, 20 de abril de 2009

domingo, 5 de abril de 2009

Assembleia Legislativa vai propor lei rigorosa para tráfico de aves

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pretende elaborar uma lei em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para equiparar o tráfico de animais silvestres ao de drogas. No sábado, em operação montada pela comissão na feira livre de Honório Gurgel, Zona Norte do Rio, 25 pássaros silvestres foram apreendidos e três pessoas detidas no sábado.

Durante a operação, o presidente da comissão, André do PV, disse que já enviou a proposta ao Ministério do Meio Ambiente.

– Essa equiparação tem que ser feita. É bom lembrar que quem compra animais silvestres está cometendo o crime de receptação – afirmou André do PV, que vai convocar uma audiência pública para discutir a proposta de tratar com mais rigor o tráfico de animais.

As aves apreendidas sábado foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama e as três pessoas, para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Intitulada Gaiola Aberta, a operação contou com a participação do Ibama, do Batalhão Florestal e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Essa foi a terceira operação da comissão da Alerj em feiras livres. A primeira foi na Tijuca e a segunda em Duque de Caxias, onde 500 animais foram apreendidos.

Além da audiência pública, a comissão está preparando cartilhas educativas que serão distribuídas em escolas e feiras livres.

– Queremos conscientizar a população para não comprar animais silvestres. Encontramos espécimes raras hoje (sábado), como os pássaros currupião e chanchão – lembrou o deputado.

De março de 2008 até fevereiro 2009, a comissão, por meio Disque Meio Ambiente (0800-2820230), recebeu mais de 2.100 denúncias. Desse total, 20% foram referentes a maus tratos a animais. A comissão estabeleceu um convênio com a Fundação Rio Zoo para que receba parte desses animais apreendidos em feiras, como uma forma de ajudar a desafogar outros centros de triagem.

Em outra operação de combate à agressão ao meio ambiente, a polícia prendeu sete pessoas, na madrugada de ontem, suspeitas de participação em um festival de baloeiros em Piabetá, distrito de Magé, na Região Metropolitana. Foram apreendidos 10 balões de 15 metros cada um e cangalhas de fogos de artifício, além de botijões de gás.

Numa demonstração de quanto é perigosa a soltura de balões, não só para o meio ambiente mas para a vida humana em geral, Hilbert da Silva Faria, de 28 anos, morreu ontem depois que parte de um balão caiu sobre um prédio em Vila Valqueire, na Zona Norte da capital. Hilbert escorregou e caiu do último andar ao tentar apagar o incêndio provocado pelo balão. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.



21:29 - 05/04/2009


--------------------------------------------------------------------------------

Batalhão Florestal detém homem e apreende 13 pássaros no Fonseca

Raphael Martiniano

Policiais da 2ª Seção do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente detiveram um homem, não identificado, e apreenderam 13 pássaros silvestres, na manhã deste domingo, no Fonseca, Zona Norte de Niterói. Depois de receber a ligação por volta das 11h, a polícia chegou à casa onde estavam os animais em cativeiro, na Travessa Paulo Medeiros, 53, após um denúncia anônima feita pelo Disque-Denúncia.

Foram apreendidos dois pássaros da raça pichanchão, três curiós, três sabiás, um melro, outro da raça Maria Preta, e três da raça trinca-ferro. Os pássaros resgatados e o detido foram encaminhados para a 78ª DP (Fonseca), onde o caso seria registrado. O homem seria autuado por porte ilegal de animais silvestres.


O Fluminense Online

Balão cai sobre prédio e mais uma Apreensão de Balões pelo Florestal

Um acidente com um balão na madrugada deste domingo causou um incêndio em um apartamento no bairro Vila Valqueire, na zona norte do Rio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um balão --típico da época de festas juninas-- caiu por volta de 3h30 no último andar de um prédio residencial.

Ainda segundo os Bombeiros, não houve registros de pessoas queimadas em função do fogo, mas um homem que tentava retirar a cangalha (parte do balão que guarda os fogos de artifício), perdeu o equilíbrio e caiu do prédio.

Mesmo sendo levado para o hospital Salgado Filho, ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Não se sabe ainda quem teria soltado o balão.

Apreensão de balões

Neste domingo também, foram apreendidos dez balões de gás e oito pessoas foram detidas em um sítio em Piabetá, no município de Magé (RJ).

De acordo com a PM, os policiais chegaram ao sítio Revoada, localizado na rua Guarani, em Piabetá, por volta das 9h, após denúncia.


Fonte: Folha Online

- Vale lembrar que Soltar Balões é crime previsto no Art. 42 da Lei Federal nº9605/1998 (Lei de Crimes Ambientais)e no Art.48 da Lei Estadual nº 3467/2000 com Multa de R$ 1000,00 à R$ 10.000 reais por unidade.