sábado, 10 de setembro de 2011

O Meio Ambiente agradece

Projeto da Prefeitura de Petrópolis chega à marca de 500 t de material reciclável recolhidas

Rio - O projeto Coleta Seletiva, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), chegou à marca de 500 toneladas de material reciclável recolhidas nos bairros Mosela, Morin e Valparaíso, que participam do programa. Isso representa cerca de 35 toneladas por mês de lixo a menos no meio ambiente.

Na Mosela, o primeiro bairro a ter o projeto implantado, o volume de lixo domiciliar diminuiu 10%, se comparado ao período anterior à implementação do projeto. O sucesso fez com que o projeto também fosse estendido para o bairro Bataillard, onde as equipes da Comdep registraram mais de uma tonelada de material recolhido em apenas três ações na localidade.

O diferencial desta ação, segundo a prefeitura, é que sete catadores receberam parte deste montante para a manutenção de uma cooperativa.

O presidente da Comdep, Anderson Juliano, ressaltou que o objetivo é implantar o serviço em toda a cidade.

“Estamos levando o Coleta Seletiva, aos poucos, para cada bairro. Precisamos que a população se conscientize e faça a separação do lixo doméstico, que são os restos de comida, e do lixo diferenciado, que são o papel, plástico, vidro e metal”, explicou.

O programa Coleta Seletiva tem como objetivo principal recolher o lixo diferenciado das residências e encaminhá-lo para os Centros de Inclusão Social (cooperativas), para que o material seja reciclado e transformado em artesanato (entre outros produtos que podem ser confeccionados através da reciclagem), possibilitando assim o reaproveitamento do material antes destinado ao aterro sanitário.

De acordo com a Comdep, cerca de 80% do lixo doméstico podem ser reciclados


Fonte: "Jornal O Dia"

Nenhum comentário: