domingo, 26 de dezembro de 2010

Baloeiros são presos em São Gonçalo

POR GERALDO PERELO

Rio - Cinco homens foram presos na manhã desta sábado na Rua Porto Alegre, no bairro Trindade, São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, por policiais do Batalhão Florestal. Eles estavam em poder de um balão de 13 metros de altura, que havia sido resgatado na Baía de Guanabara.

Os detidos foram identificados como Luciano Rosa dos Santos, 32 anos; Wagner da Costa Fonseca, 50; José Guilherme da Silva neto, 35; Osvaldo Luís Pacheco da Silva, 50; e Leandro Lima Martins, 31. Com o grupo foram apreendidos também duas facas, estile, uma boca de balão, um aro de boca de balão e um binóculo. Todos foram levados para a 74ª DP (Alcântara).


Fonte: "Jornal O dia on line"
.

Um comentário:

fabioimw disse...

Melhor do que coibir é educar o baloeiro a soltar balões sem bucha.

Aqui cabe ressaltar mais a palavra crítica do eminente Bacharel em Direito, Dr. Sergio Miguel Duarte, no título, CULTURA E TRADIÇÃO DE FABRICAR, VENDER E SOLTAR BALÃO JUNINO: A NORMA PUNITIVA VIGENTE, que diz:
“Com base na legislação vigente seria necessário, para que fossem impostos os rigores da lei, um acompanhamento por parte do agente ou autoridade, competente, desde o fabrico, passando pela soltura e até a queda desses balões, para que em caso de o mesmo, em qualquer dessas etapas vir a causar danos, aí sim, dar-se o crime por consumado, pois do contrário, estaria o mesmo sendo imputado por presunção”.
E conclui:

“A prática de fabricar e soltar balão junino são patrimônio cultural brasileiro, já que é referencia à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. E este patrimônio deve ser preservado e não considerado prática ilegal. O que se deve observar é que esta cultura deve ser praticada de forma sustentável. Isto é, deve-se traçar políticas de segurança pública para a sua prática”.